segunda-feira, 12 de abril de 2010

Entendendo sobre a Usina de Belo Monte

Nos últimos dias estamos lendo, ouvindo e assistindo muita coisa sobre BELO MONTE, claro que muita gente não sabe o significado a importância dessa construção para nós Brasileiros e para o mundo todo.
Pensando nisso, resolvi criar um post tentando responder possíveis perguntas sobre o assunto.

1º - O que é Belo Monte?

Belo Monte é uma usina hidrelétrica projetada a ser construída no Rio Xingu, no Pará. Se construída, será a maior do Brasil.

2º - Quais serão os benefícios da obra?

Para alguns empresários a usina irá melhorar a qualidade de vida da cidade, com o remanejamento da população das palafitas para moradias bem estruturadas em Vitória do Xingu, e que a usina maior seria acompanhada de outros investimentos, como geração de empregos, energia elétrica para a população rural e a pavimentação da Transamazônica que impulsionaria a destinação do cacau produzido na região.

3º- E os malefícios?

O bispo Erwin Kräutler que há 45 anos atua na região considera o empreedimento um risco para os povos indígenas, visto que poderá faltar água ao desviar o curso para alimentar as barragens e mover as turbinas, além de retirar os índios do ambiente de origem e de inchar abruptamente a cidade de Altamira que pode ter a população duplicada com a hidrelétrica.
Segundo o bispo, os problemas em Balbina e Tucuruí, que seriam considerados investimentos para as populações do entorno, não foram superados e servem de experiência para Belo Monte, já que os investimentos infraestruturais ou a exploração do ecoturismoo - "no território mais indígena do Brasil" - poderiam acontecer sem a inserção e ampliação da hidrelétrica.

4º Quem está a favor de Belo Monte?

Políticos, empresários, construtoras entre outros grandes nomes do cenário político Brasileiro.

5º Quem está contra Belo Monte

Movimentos como o Greenpeace, artistas, militantes a favor da preservação ambiental, o diretor de Avatar James Cameron entre outros milhares de Brasileiros

6º Qual a posição do governo sobre o assunto?

Ignorando protestos de pesquisadores e comunidades tradicionais. O governo autorizou este ano a construção daquela que vai ser a terceira maior hidrelétrica do mundo. Se sair mesmo do papel, a barragem vai alagar mais de 50 mil hectares de floresta e desalojar pelo menos 20 mil pessoas.

7º Qual a minha posição sobre o assunto?

Com tanta coisa para se fazer no Brasil, gastar 30 bilhões para destruir ainda mais o meio ambiente e desvalorizar nosso povo é completamente desnecessário.

Agora vou listar links de alguns sites que sempre estão atualizando noticias sobre Belo Monte

http://www.greenblog.org.br/

http://agenciabrasil.ebc.com.br/ultimasnoticias?p_p_id=56&p_p_lifecycle=0&p_p_state=maximized&p_p_mode=view&p_p_col_id=column-1&p_p_col_count=1&_56_groupId=19523&_56_articleId=197212


http://oglobo.globo.com/plantao/defaultcompleta.asp

http://odia.terra.com.br/portal/economia/html/2010/4/marina_diz_ser_favoravel_ao_adiamento_do_leilao_de_belo_monte_74841.html


É isso, espero que tenha sido útil para alguém como foi para mim. Agora vamos poder acompanhar as notícias sabendo do que está acontecendo =)

Laís Gomes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentário? Amo!